sete livros sobre as mudanças climáticas para crianças

As obras ajudam no entendimento dos fenômenos extremos e dão ferramentas para que crianças e jovens saibam enfrentar e atuar diante dos desafios

Registros de eventos extremos tais como, vendavais, inundações, alagamentos, seca, estiagem, ondas de calor e de frio são cada vez mais frequentes no Brasil e em todo o planeta. O Rio Grande do Sul, enfrenta no momento (e novamente) uma tragédia que tem comovido e mobilizado um país inteiro. 

“Nâo dá para só termos uma mobilização quando a catástrofe acontece. É preciso reconhecermos que tudo isso que está acontecendo está associado às mudanças climáticas que, por sua vez, estão diretamente relacionadas à ação humana. Faz-se urgente repensarmos a nossa relação com o planeta”, afirma a professora Andréa Rocha do Colégio Marista Asa Sul.

Para ajudar crianças, jovens e até adultos a entenderem o que está acontecendo, e como podem agir em defesa do planeta e do meio ambiente, a professora Andréa sugere a leitura de alguns títulos. Confira: 

O planeta está com febre – Luciana Rosa 

Um dia, o planeta Terra acordou com febre. Foi ao médico e descobriu que o problema era o aquecimento global. Para resolver essa situação, o planeta reuniu diversas crianças. Juntos, eles entenderam que só o amor é capaz de mudar as pessoas e salvar o planeta. 

 Mudanças climáticas para bebês – Chris Ferrie e Katherina Petrou
De maneira muito didática, o livro esclarece que a poluição decorrente das atividades humanas deixa a Terra “com febre”, e isso traz consequências como furacões, nevascas, inundações e deslizamentos. Além disso, nos mostra o que podemos fazer para poluir menos e como as florestas ajudam a manter o equilíbrio.

Azul e Lindo: Planeta Terra, Nossa Casa – Ruth Rocha e Otavio Roth
A obra ensina que precisamos cuidar da Terra, pois ela é a nossa casa e o único planeta no qual podemos viver. Fala sobre a importância de preservar os recursos naturais e viver em harmonia com a natureza, além da necessidade de diálogo e planejamento quando o assunto são mudanças climáticas.

E a Terra escreveu uma carta…”, Jonas Ribeiro e Cris EichO que leva um planeta a escrever uma carta a seus habitantes? O livro mostra a importância de colocar-se no lugar da Terra para entender como ela gostaria de ser tratada. A Mãe Terra tem muito a dizer e nos convida a refletir sobre o que queremos para o futuro do mundo. Um recado ao mesmo tempo afetuoso e um alerta global.

O protesto – Eduarda LimaOs animais da floresta fazem um pacto de silêncio para conscientizar o leitor sobre o impacto do ser humano no planeta e faz um chamado para nos unirmos contra a poluição e o desperdício e semearmos o que mais tarde outros poderão colher. Rico em ilustrações, é um convite ao debate sobre os assuntos abordados.

A voz da vida – Régine Raymond Uma aldeia está à beira da extinção e uma menina pode salvar a todos de um trágico destino. 

 E a Chuva….  – Sabrina FuhrEmbora não explique sobre o evento em si, a obra tem sido destaque nos últimos dias pois foi escrita por uma psicóloga gaúcha com a intenção de ajudar no diálogo com as crianças vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul . Está sendo distribuída gratuitamente pela autora aqui Sabrina Fuhr (@sabrina.fuhr) • Fotos e vídeos do Instagram : 

Deixe um comentário